Disciplinas disponíveis

O Módulo “Planear o Orçamento Familiar” é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais. O primeiro passo é identificar todos os rendimentos e todas as despesas. Esta tarefa consiste em calcular quanto se ganha e quanto se gasta.

A elaboração do orçamento familiar é importante para o controlo das despesas correntes e para a tomada de decisões financeiras importantes, como a preparação da reforma, a educação dos filhos ou a compra de uma casa.

A realização adequada do orçamento passa por definir objetivos de poupança.

Uma das vantagens de poupar é permitir satisfazer necessidades de consumo no futuro. Ao poupar, prescinde-se de consumir no presente, com o objetivo de ter recursos disponíveis no futuro. A poupança aumenta a capacidade para enfrentar imprevistos financeiros que levem a uma quebra significativa de rendimentos ou a um aumento inesperado das despesas do agregado familiar. 

No módulo “Poupar e Investir” assinala-se a importância da definição de objetivos de poupança e de a aplicar em produtos financeiros que sejam adequados àqueles objetivos. 


A principal vantagem de recorrer ao crédito é a disponibilização de dinheiro para poder adquirir bens ou serviços que de outra forma não se poderiam ter ou para antecipar a compra desses mesmos bens ou serviços. No entanto, o recurso a esta solução deve ser ponderado caso a caso e ocorrer apenas em situações que se considerem necessárias.

No módulo “Contrair Crédito” são abordados conceitos relacionados com as obrigações que decorrem da celebração destes contratos, assim como com os encargos que tipicamente estão em causa num financiamento bancário.


Sempre que contratamos um seguro, estamos a transferir para um segurador o risco de perdas financeiras que resultem de eventos imprevistos. 

No entanto, a contratação de um seguro requer uma cuidada análise às características e funcionamento dos  produtos disponíveis no mercado. Obter informação antes de contratar permite-lhe escolher aqueles que melhor se adequam aos seus objetivos e necessidades. 

O Módulo "Introdução aos Seguros" explica todos os passos inerentes à contratação de um seguro, bem como determinados conceitos com os quais somos confrontados quando contratamos um seguro. 


O seguro automóvel é o contrato através do qual o segurador cobre os riscos a que estão expostos os veículos terrestres a motor, incluindo a responsabilidade civil decorrente da respetiva circulação, bem como coberturas facultativas.


O Módulo "Seguro Automóvel" visa esclarecer e explicar todas as características associadas a este tipo de seguro.

Além de conhecer os conceitos associados ao seguro automóvel, é importante saber como actuar em caso de sinistro automóvel. 

O sinistro automóvel é o evento que faz acionar a cobertura do risco prevista no contrato.

O Módulo "Sinistro Automóvel" visa dar a conhecer todos os cuidados e procedimentos que deveremos ter quando nos encontramos envolvidos num sinistro automóvel.